Milladoiro

viernes, 17 de diciembre de 2010

Deportes

Patinação no gelo

O hábito de patinar teve origem na Europa. No começo, patinar era uma maneira de se deslocar, utilizada para atravessar os lagos e canais congelados no Inverno. Após ser descoberta como forma de recreação, patinadores mais brincalhões começaram a fazer desenhos no gelo com as lâminas dos patins e começaram a ser realizados desafios. A partir da avaliação dos desenhos decidia-se qual era o mais original, complexo e bonito. Daí surgiu o nome pela qual esta modalidade é conhecida, Patinagem Artística. Alguns romanciam que os melhores patinadores conseguiam assinar os seus nomes sobre o gelo. Grandes nomes como Ekaterina Gordeeva e Sergei Grinkov, Kristi Yamaguchi, Sasha Cohen, Alexei Yagudin, Evgeni Plushenko, Brian Joubert, Carolina Kostner, ditam e ditaram os rumos da patinagem nas suas épocas, e são alguns dos melhores patinadores que o mundo já viu.
Patinação no gelo abrange vários desportos de competição e também pode ser uma actividade recreativa. Para a prática desse esporte, deve haver muito treino, e a melhor coisa de tudo a vontade de poder estar no Podium. Esse esporte pode ser realizado em lagos e canais congelados ou em pistas preparadas para o efeito. Algumas destas têm congelação artificial para não depender da temperatura do ar. Algumas também são parcialmente ou totalmente cobertas. Pessoas que moram no Canada, EUA e outros países com inverno rigoroso como a Suíça e a Alemanha também podem realizar o esporte em lagos ou poças congelados que ficam perto de suas casas, mas não é aconselhável pois a superfície tem de ser grossa.
Faz parte dos Jogos Olímpicos de Inverno desde o início em Chamonix, em 1924. Também fez parte dos Jogos Olímpicos de 1908 e 1920. A pioneira desse esporte é a lendária Sonja Henie.
Os principais movimentos sao: Trabalho de Pés (Footwork), Piruetas (Spins), Saltos, Levantamento e etc.


Modalidades

Individual

Nesta modalidade os patinadores atuam sozinhos, apresentando suas rotinas. Acompanhados de música, os patinadores são avaliados com relação à qualidade artística de sua apresentação e elementos técnicos apresentados. Também e muito conhecido o campeonato de solo-dance praticado individualmente.

Duplas

Um casal durante uma apresentação de patinação no gelo. Nas apresentações em dupla, duplas formadas por um homem e uma mulher apresentam movimentos similares a apresentação solo, adicionados dos movimentos que só podem ser executados em dupla, tais como os levantamentos e piruetas sincronizadas, em que o casal gira ao mesmo tempo. Outro movimento de excelente plasticidade é o em que o homem lança a mulher, auxiliando-a na execução do salto. Também e muito conhecido o campeonato de solo-dance praticado individualmente.

Dança 

Nesta categoria, a dupla de patinadores é avaliada principalmente pelo elemento da dança. Não são permitidos saltos, piruetas ou levantamentos sobre as cabeças, formando uma modalidade puramente artística.

Precisão

Na patinação de precisão, os patinadores formam grupos de oito a vinte e quatro participantes. Apresentam coreografias conjuntas e sincronizadas.
















A seguir um vídeo:




1 comentario:

  1. olá adorei essa noticia!
    tenho um blog de patinagem artística poderias divulga-lo no teu blog?

    http://sashacohenblogoficial.blogspot.pt/

    obgdaa :)

    ResponderEliminar